Educação patrimonial e formação do imaginário com a artista Flora Manga
Fortalecer as relações de cidadania e despertar o imaginário cultural do povo de Belo Oriente com histórias universais e populares. Assim, o Projeto Parque de Histórias, patrocinado pela CENIBRA, quer despertar a atenção das pessoas para o uso e preservação do patrimônio público. Criado pela artista e contadora de histórias Raquel Vieira – a Flora Manga – e financiado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca despertar nas pessoas o reconhecimento dos espaços públicos como locais de pertencimento e formação dos laços socioculturais.
Com essa função de educação patrimonial, algumas das sessões de contação de histórias ocorrerão no Parque Multifuncional construído e mantido pela Cenibra em Cachoeira Escura, em parceria com a Prefeitura. O local é um complexo de lazer e de cultura aberto para o público. O projeto irá chamar a atenção para esse maravilhoso espaço e atrair as pessoas para usá-lo de forma mais sistemática e frequente.
Além de contação de histórias em espaços públicos e territórios educativos, o projeto conta ainda com oficinas de contação de histórias e educação patrimonial para educadores e a publicação de um livro infantil com distribuição gratuita entre as escolas da cidade e região. Nesse primeiro momento estão disponíveis para o público a contação de três histórias.
Flora Manga é o nome artístico da contadora de histórias Raquel Vieira, licenciada em Educação Física pela UFMG, com ênfase em educação infantil, contorcionista, capoeirista e atriz. Ela utiliza a técnica da história aberta, com objetos do cotidiano que ganham novos significados no decorrer da narrativa, estimulando a imaginação e garantindo uma interação constante com o público. Desde 2012 idealiza e executa projetos de educação patrimonial por meio da contação de histórias em espaços públicos na região do Vale do Aço.
Os espetáculos e oficinas são gratuitos e precisam de agendamento e inscrições prévias. Inscrições, agendamentos de escolas, instituições ou entidades podem ser feitos pelo site http://www.parquedehistoricenibra-br.diariomineiro.net.br/ e pelo telefone/whatsapp (31)98711-0706.