NOTÍCIAS 4b6r5z

Fique por dentro das últimas notícias relativas à CENIBRA e suas atividades 2m1128

Incêndio atinge área de preservação da CENIBRA 2l5n30

Nesta manhã, 2 de outubro de 2024, foi identificado um foco de incêndio no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente (MG). Os profissionais da CENIBRA que atuam no combate aos incêndios iniciaram as intervenções rapidamente. As equipes de campo encontram-se no local e continuam trabalhando para extinguir o risco.

O incêndio iniciou em uma área de terceiros e se alastrou para uma área de preservação ambiental da Empresa. Não há vítimas humanas, mas a perda ambiental já é certa. As equipes estão trabalhando arduamente para controlar a situação, minimizar os danos e evitar que o fogo se alastre para outras regiões, mas o incêndio ainda persiste. As causas estão sendo investigadas, mas ainda não foram identificadas nem as dimensões dos danos.

“Estamos trabalhando agora para garantir a segurança das nossas áreas de preservação, mas contamos com o apoio das pessoas, pois a maioria dos incêndios inicia devido às práticas inadequadas, como o uso do fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo”, afirma Geraldo Magela Pereira, coordenador do Grupo de Prevenção de Incêndios Florestais da CENIBRA.

Outros focos de incêndio foram identificados pela CENIBRA em florestas nos municípios de Naque (MG) e Ipaba (MG), porém foram controlados e continuam sendo monitorados pelas equipes de combate.

A CENIBRA reitera seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança de todos. Conta com o apoio da comunidade para denunciar práticas que possam colocar as florestas em risco.

Chega de Fogo na Floresta

O incêndio reforça a necessidade das ações preventivas contínuas que a CENIBRA já realiza. A Empresa mantém um grupo de trabalho permanente de Prevenção a Incêndios Florestais e uma campanha publicitária inspirada pelo símbolo do beija-flor, que destaca o poder das pequenas ações individuais, além de investir continuamente em tecnologia de ponta para prevenir e combater os incêndios.

Conta com drones, unidade de observação móvel e mais de 550 câmeras de detecção automática para identificar focos de incêndio em tempo real e permitir uma resposta rápida das equipes especializadas.

Enquanto as iniciativas de monitoramento buscam a rápida intervenção, a campanha “Chega de Fogo na Floresta” tem como objetivo mobilizar as comunidades locais, incentivando a denúncia de incendiários, alertas de focos de incêndio e a adoção de práticas seguras.

A participação ativa da sociedade é essencial. Por isso, a CENIBRA disponibiliza canais de comunicação gratuitos para facilitar a denúncia de atividades criminosas. Os cidadãos podem utilizar o 0800 283 1291 ou o WhatsApp (31) 97354-3333 para reportar quaisquer atividades suspeitas.

Campanha de prevenção de incêndios florestais da CENIBRA convida as pessoas a ficarem atentas a indícios de fogo

Sobre a CENIBRA

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG) com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em 54 municípios mineiros, com cerca de 8 mil colaboradores próprios e terceiros. Possui uma Central de Monitoramento que funciona 24 horas e conta com uma equipe dedicada a identificar e localizar focos de incêndio em sua base florestal.

Saiba mais: cenibra-br.diariomineiro.net | [email protected] | 0800 283 3829.

 

 

Veja também 435q1s